Quantum GIS

QGIS screenshot

Sobre o QGIS

O QGIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG) de Código Aberto licenciado segundo a Licença Pública Geral GNU. O QGIS é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Funciona em Linux, Unix, Mac OSX, Windows e Android e suporta inúmeros formatos de vetores, rasters e bases de dados e funcionalidades.

Funcionalidade

Similar a outros softwares GIS, QGIS permite ao usuário criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções de mapa. Mapas podem ser montados em diferentes formatos e para diferentes usos. QGIS permite compor mapas a partir de camadas raster e/ou vetoriais. Típico deste tipo de software, os dados podem ser armazenados como pontos, linhas, ou polígonos. Diferentes tipos de imagens raster são suportadas e o software tem capacidade de georreferenciar imagens.

Funções Avançadas

QGIS provê integração com outros pacotes GIS free/open-source, incluindo PostGIS, GRASS e MapServer para dar ao usuário a capacidade de estender suas funcionalidades. Plugins, escritos em Python ou C++, estendem as capacidades do QGIS. Existem plugins para geocodificar usando a API do Google Geocoding, para realizar geoprocessamento (fTools) similar às ferramentas padrão encontradas no ArcGIS, e para realizar a interface com bases de dados PostgreSQL/PostGIS, SpatiaLite e MySQL.

Desenvolvimento

Gary Sherman começou o desenvolvimento do Quantum GIS no início de 2002, e tornou-se um projecto incubado no Open Source Geospatial Foundation em 2007. A versão 1.0 foi lançada em janeiro de 2009.

Escrito em  C++, QGIS faz uso extensivo da biblioteca Qt. QGIS permite integração de plugins desenvolvidos usando C++ ou Python. Além de Qt,  as dependências requeridas pelo QGIS incluem GEOS e SQLite. GDAL, GRASS GIS, PostGIS e PostgreSQL são recomendadas, já que eles provêm acesso à formatos de dados adicionais.

O QGIS é executável em múltiplos sistemas operacionais incluindo Mac OS X, Linux, UNIX e Microsoft Windows. Para Mac users, a vantagem do QGIS sobre GRASS GIS é que não é requerido o X11 para funcionar, e a interface é muito mais limpa e rápida. QGIS também pode ser usado como uma interface gráfica para o GRASS.

O QGIS é mantido por um grupo ativo de desenvolvedores voluntários que regularmente lançam updates e correção de bugs. Desde 2012 os desenvolvedores traduziram o QGIS em 48 línguas e a aplicação é usada internacionalmente em ambientes acadêmicos e profissionais.

 

Download 

Copyright © QGIS

Deixe seu comentário