Stereonet 9

 

Sobre o Stereonet

 

Stereonet é um software para a plotagem automática de medidas estruturais feitas em campo em uma rede estereográfica, tendo versão para Desktop e celular.

Segue um guia rápido de instalação e uso feito pelo blog GeologiaSemRumo

 

 

Vamos lá, primeiro precisamos ter em mão o software. Lembrando que o software pode ser baixado gratuitamente em diversos sites.

1º Passo: Clique no link ao lado e faça o download via google.docsDownload

stereonet1

Obs: para a instalação completa, você deve ter instalado no seu PC o WinRar, download AQUI

2º Passo: Após descompactar com o WinRar o arquivo Stereonet_geologiasemrumo.rarabra a pasta e clique em Stereonet.exe (o icone é um globo roxo). Logo após o aplicativo vai abrir uma tela, clique em new blank window. Agora o programa deve começar a rodar, com essa interface:

stereonet2

3º Passo: Aprendendo usar algumas ferramentas básicas;

a) Plotando planos, linhas etc..: Na parte superior direita do programa existe uma caixa de opções onde o usuário pode escolher, dentre os tipos de projeções mais comuns;

– Clique em (choose one); – Escolha a modalidade de projeção, ex: planes (planos).

Confira a imagem a seguir com algumas das principais mecânicas do software:

stereonet3

b) Com as atitudes dos planos plotadas, agora podemos calcular os polos dos planos. No menu superior, clique em Calculations e em seguida em Poles, se preferir use o atalho (Ctrl + .), e sim, é a tecla Ctrl mais a tecla ponto.

Agora você pode ver que os pontos foram plotados e projetados no estereograma. Dependendo do tipo de utilização você pode querer ocultar alguns elementos da projeção, ex: “gostaria que só a projeção dos pólos dos planos aparecessem”.

Vá no menu superior, clique em Plot e desmarque a opção Planes, vemos agora somente a projeção dos pólos dos planos.

Há a opção também de criar diagramas de contorno: No menu superior clique em; Plot>Contour>1% Area.

stereonet4

Ou diagrama de roseta: Plot>Rose Diagram

Para salvar sua projeção em extensão .stnt (arquivo que você possa editar posteriormente) vá em File>Save e escolha o diretório. Para salvar somente a imagem em .pdf da sua projeção vá em File>Print.

 

 

 

Deixe seu comentário