Tipos de Dobras Com Fotos

 

TIPOS DE DOBRAS COM FOTOS

Tipos de dobras com fotos

Dobras ocorrem quando uma camada ou uma pilha de camadas de superfícies originalmente planas, como estratos sedimentares, são encurtadas e curvadas devido uma tensão. As dobras sin-sedimentares são aquelas formadas devido a deslizamentos e/ou deslocamento de material sedimentar antes de ser litificado. As dobras nas rochas variam desde escala microscópica à dobras do tamanho de montanhas. Elas podem ocorrer como dobras isoladas ou em uma sequência de dobras de tamanhos variados.

 

ANTICLINAL

Anticlinal em Alberta, Montanhas rochosas, Canadá

Anticlinal é uma dobra convexa com as camadas mais antigas no seu núcleo. O termo não deve ser confundido com Antiforme, o qual é um termo puramente descritivo para qualquer dobra com concavidade para baixo. Desta forma, se as relações de idades dos estratos for desconhecida, o termo que deverá ser usado é Antiforme.

 

SINCLINAL

Dobra Sinclinal

Sinclinal é uma dobra com as camadas mais jovens no centro da estrutura. Elas são dobras tipicamente com convexidade apontada para baixo, chamadas de sinclinais sinformais. No entanto, sinclinais com convexidade apontada para cima podem ser encontradas quando os estratos estiverem revirados e redobrados, podendo ser uma sinclinal antiformal.

 

MONOCLINAL

Dobra Monoclinal

Monoclinal ocorrem em locais onde estratos horizontais estão deformados. Onde se tem dois níveis de camadas de rochas horizontais, ou sub horizontais, separadas por uma porção do estrato inclinado, somente um flanco. Isto se forma, geralmente, por um movimento vertical provocado por falhas sob a monoclinal.

 

DOBRA EM CHEVRON

Dobras em Chevron

Dobras em Chevron são feições estruturais caracterizadas por uma sequência de dobras de flancos retos e charneiras agudas. Ou seja, são formadas por uma repetição de camadas dobradas em formas de V. Elas se desenvolvem em resposta a um stress compressivo local ou regional. Os ângulos inter-flancos são de 60º ou menores. Este tipo de dobramento ocorre preferencialmente quando há contrastes de competência entre as camadas.

 

DOBRA RECUMBENTE

Dobra Recumbente

Dobra recumbente é um tipo de dobra que tem seu plano axial horizontalizado. Quando ocorrem planos axiais horizontais ou orientados em baixo ângulo os estratos em um dos flancos estão invertidos.

 

DOBRA ISOCLINAL

Dobra Isoclinal

Dobras isoclinais são similares à dobras simétricas, mas as isoclinais, como o nome já diz, “Iso” de “mesmo/igual”, e “clinal” que remete a ângulo, são dobras de “mesmo ângulo” com flancos de mesma atitude.

 

DOBRAS VERTICAIS

Dobras Verticais em Chevron

São dobras que seus planos axiais encontram-se verticais. A direção do plano axial indica a direção do mergulho. Em uma anticlinal, a direção do mergulho é direcionado para a charneira da dobra e em uma sinclinal tem direção oposta à da charneira.

 

DOMOS E BACIAS

Dobras Domos e Bacias

Os domos são como dobras anticlinais antiformes mas, ao invés de um arco, a dobra tem a forma de um domo, como uma tigela invertida. E já as bacias são como sinclinais sinformes mas, novamente, ao invés de um arco, tem-se o formato de uma tigela afundada no substrato. Domo: não linear; atitude dos estratos mergulhando em direção oposta ao centro de forma radial; estratos mais velhos no centro. Bacia: não linear; atitude dos estratos mergulhando em direção ao centro a partir de todas as direções; estratos mais jovens no centro.

 

DOBRAS PTIGMÁTICAS

Dobras Ptigmáticas

Dobra caóticas, aleatórias e desconectadas. Típicas em dobramentos sedimentares, migmatitos e em zonas de descolamentos. Essas dobras representam, geralmente, diferenças reológicas onde o material dobrado tem uma menor competência do que os outros materiais em sua volta.

Nota: O post veiculado acima é uma tradução livre da matéria postada pela Geology in.

 

Siga-nos: Geologando no Facebook | Geologando no Instagram

 

Deixe seu comentário